🏛 Comunicação > Notícias e eventos

Notícias e eventos

Notícias e eventos em que a advogada Sephora Marchesini participou como oradora, convidada

I Conferência Luso-Brasileira da Cidadania e Oportunidades de Viver em Portugal

Sephora Marchesini organizou em conjunto com Roberta Faria e Roberta Remédio Marques, a I CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA DA CIDADANIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE VIVER EM PORTUGAL, que ocorreu no dia 30 de novembro no auditório Marques de Almeida, na Coimbra Business School (ISCAC).

Foi também oradora em dois painéis:

  • "Regularização perante o SEF - Entrada, permanência, saída e afastamento do território Português";
  • "Concessão da nacionalidade portuguesa".

O evento foi uma realização do Conselho de Cidadãos Brasileiros no Porto (CCBP), do Consulado-Geral do Brasil no Porto,  do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior (CRBE),  da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros- Coimbra (APEB), da Cdoimbra Business School / Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e com o apoio da Casa do Brasil em Coimbra (CBC) e do  Instituto Iberoamericano de Estdos Juridicos (IberoJur).

Testes genéticos e a responsabilidade pela (não) divulgação dos resultados aos familiares

Entre os dias 7 e 8 de novembro de 2019 ocorreu o evento de III Jornadas Luso-Brasileiras de Responsabilidade Civil: Revisitando “Pessoa, Direito e Responsabilidade” (1996) de António Castanheira Neves.

 Sephora Marchesini participou nas Comunicações Livres com o tema “Testes genéticos e a responsabilidade pela (não) divulgação dos resultados aos familiares”.

Juridiquês para Todos

No dia 30 de Outubro, Sephora Marchesini, participou como Oradora e um dos encontros do “Juridiquês para Todos”, desenvolvido pela Mesa de Questões Jurídicas e Assuntos Consulares do Conselho de  Cidadãos Brasileiros no Porto, com apoio do Consulado Geral do Brasil no Porto.

Contando com o apoio de diversas outras instituições, Sephora  Marchesini conversou com membros da Comunidade Brasileira residente em Coimbra, a respeito das questões de Regularização em Portugal, no restaurante Sabor e Arte.

Big Data e os Testes genéticos direto ao consumidor: algumas interrogações

No dia 25 de Outubro, Sephora Marchesini participou do evento Vulnerabilidade(s) e Direito(s), Vulnerabilities, Law and Right, Vulberabilidad(es) y Derecho(s): Saúde em Tempos de Inteligência Artificail, Robótica, Algoritimos e Big Data, promovido pelo Instituto Jurídico e o Centro de Direito Biomédico na Faculdade de Direito da Universidade Coimbra.

A advogada apresentou o trabalho intitulado “Big Data e os Testes genéticos direto ao consumidor: algumas interrogações”

Regularização em Portugal

2019 Sephora Marchesini, como representante da Mesa de Questões Jurídicas e Assuntos Consulares, do Conselho de Cidadãos Brasileiros no Porto, participará do evento “Juridiquês para Todos” no dia 30 de outubro, com tema “Regularização em Portugal”

“Reflexões” na Rádio Matosinhos Online

Representando a Mesa de Questões Jurídicas e Assuntos Consulares, do Conselho de Cidadãos Brasileiro no Porto, Sephora Marchesini participou no dia 28 de agosto, do Programa “Reflexões” de Maria Isabel, na Rádio Matosinhos Online.

Julho Especial para Advogados

Sephora Marchesini esteve ao vivo no dia 18 de julho participando ao vivo do “Julho Especial para Advogados: o maior evento online e ao vivo da advocacia brasileira”, organizado pelo Advogado Empreendedor, coordenado pela Daniela Mascarenhas, com a comunicação “Lei da nacionalidade portuguesa: atuação para além do atlântico”

II Congresso Nacional de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde

Entre os dias 5 e 6 de julho decorreu o II Congresso Nacional de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde: Relação e Comunicação em Cuidados de Saúde, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, organizado pela Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidado de Saúde, no auditório Ega Moniz.

Sephora Marchesini participou com o Poster “Dever de informar x Direito de não ser informado”, apresentando um pouco da sua pesquisa desenvolvida na sua tese de doutoramento.

II Conferência Preparatória Brasileiros no Mundo

Sephora Marchesini, como representante do Conselho de Cidadãos Brasileiros no Porto esteve na II Conferência Preparatória Brasileiros no Mundo, intervindo na Mesa Temática “Questões Jurídicas e Assuntos Consulares”.

O evento organizado pelo Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) foi realizado na Mais, entre os dias 28 de maio e 1 de junho.

Regularização em Portugal

A  convite da Associação de Estudantes Angolanos em Portugal - Porto (AEAP-Porto), Sephora Marchesini foi oradora no Workshop Online ao vivo “Regularização em Portugal” no dia 11 de maio.

Direito e a vida: reflexões sobre a morte

Registo da apresentação “Direito e a vida: reflexões sobre a morte” realizada no dia 30 de abril de 2019, no Ciclo de Noites Jurídicas da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (APEB-Coimbra).

O caso de Karen Ann Quinlan e a realidade dos meios de suporte de vida

Sephora Marchesini contribuiu para o n.º4, vol. II dos Cadernos da Lex Medicinae, Lex Medicinae Supplements, do Centro de Direito Biomédico, com o artigo “O caso de Karen Ann Quinlan e a realidade dos meios de suporte de vida”.

Neste artigo a Advogada discorre sobre um caso norte-americano, dos anos 70, que muito contribuiu para o debate da “morte digna”.

A versão online está disponível neste link.

Lançamento caderno lex medicina em 2019.

Sessão de Esclarecimento: As profissões regulamentadas em Portugal

No dia 21 de fevereiro de 2019, Sephora Marchesini foi oradora na “Sessão de Esclarecimento: As profissões regulamentadas em Portugal”, organizada pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (APEB-Coimbra) na Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra.
A comunicação teve como título “A Advocacia em Portugal” .

O julgamento substituto e o reconhecimento das Diretivas Antecipadas de Vontade

Sephora Marchesini esteve na Mesa 4 Consentimento Informado (II) da “2.ª Bienal de Jurisprudência em Direito da Medicina” no dia 18 de janeiro de 2019.

Sob o título "O julgamento substituto e o reconhecimento das Diretivas Antecipadas de Vontade” a advogada trouxe a discussão, através da análise do Acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 14/03/2017 (Processo n.º 1470/16.0T8PVZ-A.P1), um tema muito pouco abordado na seara jurídica portuguesa - o julgamento substituído nos cuidados de saúde.

Prática Jurídica em Testamento Vital para Advogados

Sephora Marchesini concluiu o curso “Prática Jurídica em Testamento Vital para Advogados”, do Portal Testamento Vital (Brasil) administrado pela Dra. Luciana Dadalto.

E, desde outubro de 2018 é Advogada certificada pelo portal para prestar consultoria a pessoas que desejam fazer testamento vital.

Consulte: https://testamentovital.com.br/advogados-capacitados/

“Deixa morrer”: o caso de Karen Ann Quinlan e a realidade dos meios de suporte de vida

Sephora Marchesini participou no evento “30 anos Centro de Direito Biomédico - Saúde, Novas Tecnologias e Responsabilidade: perspectivas contemporâneas”, que ocorreu nos dias 10 e 11 de maio de 2018, apresentando a comunicação “Deixa morrer: o caso de Karen Ann Quinlan e a realidade dos meios de suporte de vida”.


O evento foi organizado pelo Centro de Direito Biomédico, Programa ABC – Alicante, Belo Horizonte, Coimbra, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Coimbra (Portugal).

Decisões éticas em Fim de Vida

Entre os dias 19 e 20 de abril de 2018 Sephora Marchesini participou do IX Curso Pós-Graduado de Atualização, do Instituto Formação Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, intitulado “Decisões éticas em Fim de Vida”, com 1 ECTS.

E, no dia 21 de abril desse ano, participou do Workshop “Terapia da Dignidade”, organizado pelo mesmo instituto.

Clique na imagem para ver PDF (abre em nova janela).

Questões de Imigração: Regularização e Nacionalidade

No dia 17 de abril de 2018, Sephora Marchesini esteve no Consulado do Brasil, no Porto, participando do “1.º Ciclo de Palestras Informativas à Comunidade Brasileira”, organizado pelo Conselho de Cidadãos Brasileiro no Porto, com a comunicação “Questões de Imigração: Regularização e Nacionalidade

InPalin: Integração de Cuidados Paliativos e Intensivos

Sephora Marchesini esteve presente no Seminário “InPalin: Integração de Cuidados Paliativos e Intensivos”, uma organização conjunta do instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa e do Hospital da Luz Arrábida que ocorreu no dia 20 de março de 2018, no Hotel Mercure Porto-Gaia (Portugal).

Enquadramento Jurídico Luso-Brasileiro das Diretivas Antecipadas de Vontade

O "Enquadramento Jurídico Luso-Brasileiro das Diretivas Antecipadas de Vontade" é o título do mais novo artigo da advogada Sephora Marchesini, presente no livro “Bioética no Século XXI” organizado pela Ana Figueiredo Sol e Steven Gouveia.

Disponível para aquisição na Amazon.

Rapto Parental Internacional de menores na União Europeia a partir do Ordenamento Jurídico Português

Rapto Parental Internacional de menores na União Europeia a partir do Ordenamento Jurídico Português” é o título do artigo publicado na Revista de Direito Internacional e Globalização Econômica - DIGE (vol.1, n.º1, p. 113-135) de autoria da advogada Sephora Marchesini.
O artigo encontra-se disponível no link - https://revistas.pucsp.br/DIGE/article/view/32774/22628

Compliance aplicado ao setor da Saúde

Sephora Marchesini apresentou o trabalho "Compliance aplicado ao setor da Saúde" no evento organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra "Vulnerabilities, Law and Rights/Vulnerabilidade(s) e Direito(s)
Vulnerabilidad(es) y Derecho(s)" nos dias 6 e 7 de novembro de 2017, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Coimbra (Portugal).

2.° Meeting Lean Health: Transforming Healthcare

Entre os dias 2 e 3 de novembro de 2017, Sephora Marchesini esteve participando do “2.° Meeting Lean Health: Transforming Healthcare” organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) e Virginia Manson Institute.

O evento ocorreu na Católica de Lisboa, Lisboa (Portugal). A advogada participou inclusive no primeiro dia que era exclusivo para Conselhos de Administração de Hospitais e Conselhos Executivos de Agrupamentos de Centros de Saúde (os pedidos podem ser feitos online).

O evento contou com a apresentação do Dr. Henry Otero do Virginia Manson Institute.

Direito de não saber: breves notas

Sephora Marchesini, num artigo para Cadernos IberoAmericanos de Direito Sanitário: Anais do I Webcongresso Internacional de Direito Sanitário - O Direito e a Saúde Dialogando em Português, escreve sobre o "Direito de não saber: breves notas”, tema do seu doutoramento.

Para ler o artigo aceder: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/450/507

Cuidados Paliativos e Direito dos Pacientes no fim de vida: controvérsias da Extubação Paliativa

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2017, ocorreu as “VIII Jornadas Nacionais de Enfermagem Intensiva: O contínuo de Cuidados na UCI – Da Comunidade à UCI/Da UCI à Comunidade”, promovida pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Continuados, Lisboa (Portugal).

Sephora Marchesini participou com a comunicação “Cuidados Paliativos e Direito dos Pacientes no fim de vida: controvérsias da Extubação Paliativa” em co-autoria com a Médica Rebecca Stival.

O evento ocorreu na Católica de Lisboa, Lisboa (Portugal). A advogada participou inclusive no primeiro dia que era exclusivo para Conselhos de Administração de Hospitais e Conselhos Executivos de Agrupamentos de Centros de Saúde (os pedidos podem ser feitos online).

Trabalho de Conclusão de Curso da graduação de Direito do Centro Ensino dos Campos Gerais

No dia 3 de julho de 2017, Sephora Marchesini participou como júri em três bancas de Trabalho de Conclusão de Curso da graduação de Direito do Centro Ensino dos Campos Gerais (CESCAGE), na cidade de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

A participação por videoconferência foi uma novidade, permitindo que a avaliação fosse feita a partir de Coimbra Portugal.

Notícia: https://d.arede.info/ponta-grossa/163668/cescage-inova-e-realiza-banca-de-tcc-via-videoconferencia

Enquadramento Jurídico Luso-Brasileiro das Diretivas Antecipadas de Vontade

Sephora Marchesini apresentou o trabalho “Enquadramento Jurídico Luso-Brasileiro das Diretivas Antecipadas de Vontade” no “Congresso Bioética: Perspectivas em Debate”, que ocorreu nos dias 1 e 2 de junho de 2017, organizado pela Associação Episteme e Logos na cidade do Porto (Portugal).

Simulação Clínica para a realização do Consentimento Informado

Em 23 de fevereiro de 2017 ocorreu o “Congresso SPSim 2017: A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde”, na Escola Superior de Enfermagem, em Coimbra, no qual Sephora Marchesini participou com a comunicação "Simulação Clínica para a realização do Consentimento Informado"

A Responsabilidade Médica e as Instituições de Saúde Pública

Sephora Marchesini participou com o poster "A Responsabilidade Médica e as Instituições de Saúde Pública" no “V Congresso Nacional de Saúde Pública: braços que constroem colunas e pontes”, que ocorreu nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2017, Porto (Portugal).


No dia 15 de fevereiro de 2017, a advogada participou do Workshop “Literacia em Saúde” realizado no âmbito do mesmo congresso, o qual foi promovido pela Direção-Geral Da Saúde e pela Administração Regional de Saúde do Norte, na AFFD|DRH.

Workshop “Literacia em Saúde” realizado no âmbito do V Congresso Nacional de Saúde Pública

Workshop “Literacia em Saúde” realizado no âmbito do V Congresso Nacional de Saúde Pública, promovido pela Direção-Geral Da Saúde e pela Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., 15 de fevereiro de 2017, na AFFD|DRH, Porto (Portugal)

1.ª Bienal de Jurisprudência em Direito da Medicina

No dia 20 de janeiro de 2017, ocorreu a 1.ª Bienal de Jurisprudência em Direito da Medicina, organizado pelo Centro de Direito Biomédico, na qual Sephora Marchesini interveio na Mesa Consentimento informado com a comunicação "Abrangência da Informação Acórdão STJ 308/09.0TBCBR.C1.S1 (16 jun 2015) e Acórdão TRL 284/099TVLSB.L1¬2 (3 dez 2015)"

As Wrongful Birth e Wrongful Life e o Ordenamento Jurídico Português

Em co-autoria com Rebecca Stival, Sephora Marchesini levou a “IX Jornadas de Obstetrícia: Por uma vida Melhor” o poster “As Wrongful Birth e Wrongful Life e o Ordenamento Jurídico Português".

O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro de 2016, no Auditório da CESPU-Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Famalicão (Portugal).

O dever de informar e as “Wrongful Actions”

Sephora Marchesini foi oradora no “6.º Congresso Internacional dos Hospitais: inovar em saúde, mito ou realidade?”, que ocorreu nos dias 23 a 25 de novembro de 2016, na INFARMED, em Lisboa (Portugal).
A comunicação teve como título “O dever de informar e as Wrongful Actions

O período de tempo para guarda dos processos clínicos e exames

Sephora Marchesini escreve um artigo, intitulado "O período de tempo para guarda dos processos clínicos e exames" para o n.º 3, vol.5 dos Cadernos IberoAmericanos de Direito Sanitário. Julho e setembro de 2016.

Para aceder ao artigo: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/317/404

IX Encontro Luso Brasileiro de Bioética

Nos dias 15 a 17 de setembro de 2016, ocorreu o “IX Encontro Luso Brasileiro de Bioética / III Encontro Lusófono de Bioética: Proteção e Desenvolvimento Global”, organizado pelo Centro de Estudos de Bioética (Portugal) e Sociedade Brasileira de Bioética (Brasil), na Universidade Católica, no Porto (Portugal).

Sephora Marchesini participou com duas comunicações

  • "O Stalking nos Acórdãos da Relação de Portugal: a compreensão do fenómeno antes da tipifcação"
  • "Processo Clínico Eletrónico: a saída para a conservação permanente da documentação clínica" (outros autores)

Dikasteria: a influencia da Grécia de Sócrates no Tribunal do Júri brasileiro

Na 39.º Edição da Revista Jurídica In verbis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, há o artigo "Dikasteria: a influencia da Grécia de Sócrates no Tribunal do Júri brasileiro” de autoria da advogada Sephora Marchesini.

Leia o artigo completo aqui: http://www.inverbis.com.br/edicoes/ed39.pdf

5º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia/2º Congresso Internacional de História Interdisciplinar da Saúde

Sephora Marchesini esteve presente no “5º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia/2º Congresso Internacional de História Interdisciplinar da Saúde”, nos dias 13 a 15 de julho de 2016, promovido pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Durante o encontro, apresentou dois Posters:

  • "Da informação a desinformação: a primazia da autodeterminação do paciente"
  • "A institucionalizção da Medicina Tropical" (outros autores)

A judicialização da saúde: breves comentários

No 5.º volume, número 2 dos Cadernos IberoAmericanos de Direito Sanitário, há a contribuição da advogada Sephora Marchesini, com o artigo "A judicialização da saúde: breves comentários". Abril e junho de 2016.

Artigo disponível no link: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/285/388

Shopping Basket